tomografia de árvores

Entenda o que é Tomografia de Árvores

Para que a árvore persista e sobreviva em diversos ambientes, ela deve ser mecanicamente confiável e possuir razoável fator de segurança. Problemas no tronco de árvores podem causar sérios riscos de quedas e causar a ocorrência de acidentes. Para evitar estes incidentes é de extrema importância realizar a tomografia de árvores.

Antes da tomografia de árvores era necessário derrubar a árvore para ver seu interior, não havia instrumentos que permitissem conhecer seções inteiras de árvores. Hoje a tomografia de árvores permite a reconstrução de seções transversais completas da árvore de maneira rápida e eficaz, através das informações fornecidas pela passagem de energia da madeira, avaliando assim a qualidade do interior das árvores, sem precisar derrubá-las e causar outros transtornos.

Portanto, a tomografia de árvores é uma técnica desenvolvida para avaliar o interior da madeira. É baseado no tempo, através de sensores, de ondas mecânicas que atravessam a madeira e no cálculo da velocidade dessas ondas com a ajuda do computador. A representação da distribuição da velocidade da onda ao longo da seção transversal do tronco dá origem à imagem tomográfica.

Vantagens da Tomografia de Árvores

  • A localização de defeitos feito pela técnica de tomografia de árvores é precisa e rápida;
  • Não traz nenhum dano a árvore;
  • Resultados de fácil compreensão;
  • Medições em duas ou três dimensões;
  • Operação feita com praticidade através de um computador ou notebook.

Empresa especializada em Tomografia de Árvores

A ZM Consultoria Ambiental realiza a tomografia de árvores com o uso de um equipamento de ultrassom para conseguir avaliar a saúde das árvores, agilizando na remoção de exemplares doentes e minimizando o risco de queda.